Círculo Cromático
Moda

Círculo Cromático

As cores e a moda estão sempre juntas, mas você sabia que existe uma ferramenta chamada Círculo Cromático que ajuda na hora de realizar as combinações das cores de uma coleção?

Hoje vou explicar um pouco mais sobre essa ferramenta usada por estilitas e consultores de imagem, e como usar ela faz toda a diferença na hora de montar um look.

O Círculo Cromático é composto por 12 cores, sendo: 3 primarias,3 secundarias e 6 terciarias. Como assim, primaria, secundaria e terciaria?

Eu explico melhor, veja as imagens abaixo:

Círculo Cromático

Nele você pode observar:

  • As três cores principais que são: amarelo, vermelho e azul.
  • As segundarias que são: laranja, violeta(roxo), verde.
  • As terciarias que são: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.

Saber como funciona o Círculo Cromático vai te ajudar a criar combinações harmônicas entre suas roupas e acessórios, pois ele é um guia rápido que facilita muito a nossa vida. Mas saber apenas a base principal do Círculo Cromático não é o suficiente, você precisa também aprender como usa-lo.

Depois que você aprende a base das cores, é preciso aprender como elas comunicam entre si,pois existe uma infinidade de possibilidades de combinações e é preciso aprender como a usar isso ao seu favor.

Existe quatro formas principais de usar o Círculo Cromático que são:

Utilizando a mesma cor em tons de saturação diferentes.

Usar peças tom sobre tom é usar roupas da mesma família de cor em tons com diferença na tonalidade (saturação), exemplo: uma camisa azul clara com uma calça azul marinho.

Cores da mesma paleta em tons diferentes.

Temos também as combinações análogas:

Cores que estão lado a lado no Círculo Cromático.

Elas se encontram uma ao lado da outra no Círculo Cromático e são bem parecidas, você também pode pular uma cor e usar a próxima o que permite compor looks lindos e criativos.

Cores vizinhas no Círculo Cromático.

Vamos para o terceiro tipo de combinação que é o das cores complementares. Elas estão opostas em si no Círculo Cromático.

Cores opostas entre si no Circulo Cromático.

Combinações feitas com cores complementares trás criatividade e jovialidade ao look, pois seu ponto forte é o contraste de cores.

Cores opostas no Círculo Cromático.

E por ultimo e não menos importante a combinação em tríade, que o nome já sugere: é a combinação de três cores que se cruzam em triangulo no Circulo Cromático.

Looks compostos usando a tríade do circulo cromático, geralmente é usado por pessoas muito criativas e ousadas, que gostam de demostrar toda sua personalidade atrás das cores e acessórios.

E então gostou de conhecer mais sobre as cores? Espero que sim!

E aqui vai uma dica extra: para saber como usar as cores ao seu favor contrate uma consultora de imagem e faça sua Analise de Colaração Pessoal e abuse da sua cartela de cores.

Deixe seu comentário e até a próxima dica de moda!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *